Divulgação do Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básicas

Divulgação dos resultados da pesquisa Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica no portal QEdu. Este divulga de forma livre e gratuíta informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. O objetivo é que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a

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Uso de indicadores educacionais para apoiar as políticas públicas educacionais e a formação de recursos humanos

O projeto de extensão tem como objetivos gerais: (1) articular as atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Educacionais (Nupede); (2) promover ações de divulgação científica para a sociedade dos trabalhos do Nupede na área de indicadores educacionais; e (3) prestar serviços (assessoria, consultoria ou cooperação técnica) na

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Qualidade e equidade no ensino fundamental: as evidências da Prova Brasil

O problema: o direito à educação de qualidade e ao aprendizado ocupa o centro dos debates das políticas educacionais nas últimas décadas. Isto foi estabelecido pela Constituição de 1988 e regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. A sociedade pode acompanhar o cumprimento deste direito por meio das avaliações em larga

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Contexto Sócio-demográfico e desempenho educacional: as evidências da Prova Brasil para as escolas de Minas Gerais

Os problemas educacionais brasileiros são seculares, mas nem sempre foram os mesmos. Ao longo do Século XX, assistiu-se a lenta expansão do acesso à educação básica, que somente foi vencida na última década, mas permanecem os problemas do fluxo, caracterizado pela permanência do aluno na escola e pela conclusão das etapas em que o ensino

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Nivel Socioeconômico das escolas de educação básica

Uma dimensão central nos estudos educacionais é o nível socioeconômico (NSE) dos alunos. O NSE compreende o ambiente econômico e social que o aluno compartilha com pais, irmãos e outros membros do agrupamento familiar. Trata-se de um fator latente, não diretamente observado, que pode ser apreendido pela agregação dessas dimensões. Esta proposta de pesquisa visa

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Monitoramento de Metas e Efeito das Escolas no Ensino Fundamental: as Evidências da Prova Brasil

Desde a década de 1990, o Brasil passou a dispor de um variado sistema de avaliação educacional. No ensino fundamental, o sistema mais abrangente é a Prova Brasil, que avalia o ensino fundamental oferecido por escolas públicas urbanas por meio de testes de língua portuguesa (ênfase em leitura) e matemática. A Prova Brasil, juntamente com

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Educação, Currículo Escolar e Desigualdade: Oportunidade de Aprendizado entre os os alunos mais pobres segundo a Prova Brasil

Este projeto de decorre de resultados anteriores em que se constatou o desequilíbrio entre, de um lado, o direito à educação de qualidade para todos e, de outro lado, as desigualdades de aprendizado entre alunos matriculados nas escolas públicas de Ensino Fundamental. Embora tenha havido melhora nas médias das proficiências dos alunos das escolas públicas,

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Exclusão intraescolar: as evidências da Prova Brasil sobre as desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas (2005 a 2013)

O principal objetivo deste trabalho é estudar o fenômeno da exclusão intraescolar nos estabelecimentos de ensino públicos brasileiros, com base na análise dos dados produzidos pela Prova Brasil no período de 2005 a 2013. A Exclusão intraescolar é um conceito empírico que caracteriza a situação do aluno que, mesmo matriculado em uma escola, não aprendeu

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