Divulgação do Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básicas

Divulgação dos resultados da pesquisa Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica no portal QEdu. Este divulga de forma livre e gratuíta informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. O objetivo é que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a …

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Uso de indicadores educacionais para apoiar as políticas públicas educacionais e a formação de recursos humanos

O projeto de extensão tem como objetivos gerais: (1) articular as atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Educacionais (Nupede); (2) promover ações de divulgação científica para a sociedade dos trabalhos do Nupede na área de indicadores educacionais; e (3) prestar serviços (assessoria, consultoria ou cooperação técnica) na …

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Qualidade e equidade no ensino fundamental: as evidências da Prova Brasil

O problema: o direito à educação de qualidade e ao aprendizado ocupa o centro dos debates das políticas educacionais nas últimas décadas. Isto foi estabelecido pela Constituição de 1988 e regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. A sociedade pode acompanhar o cumprimento deste direito por meio das avaliações em larga …

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Nivel Socioeconômico das escolas de educação básica

Uma dimensão central nos estudos educacionais é o nível socioeconômico (NSE) dos alunos. O NSE compreende o ambiente econômico e social que o aluno compartilha com pais, irmãos e outros membros do agrupamento familiar. Trata-se de um fator latente, não diretamente observado, que pode ser apreendido pela agregação dessas dimensões. Esta proposta de pesquisa visa …

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Monitoramento de Metas e Efeito das Escolas no Ensino Fundamental: as Evidências da Prova Brasil

Desde a década de 1990, o Brasil passou a dispor de um variado sistema de avaliação educacional. No ensino fundamental, o sistema mais abrangente é a Prova Brasil, que avalia o ensino fundamental oferecido por escolas públicas urbanas por meio de testes de língua portuguesa (ênfase em leitura) e matemática. A Prova Brasil, juntamente com …

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Contexto Sócio-demográfico e desempenho educacional: as evidências da Prova Brasil para as escolas de Minas Gerais

Os problemas educacionais brasileiros são seculares, mas nem sempre foram os mesmos. Ao longo do Século XX, assistiu-se a lenta expansão do acesso à educação básica, que somente foi vencida na última década, mas permanecem os problemas do fluxo, caracterizado pela permanência do aluno na escola e pela conclusão das etapas em que o ensino …

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Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior

Este projeto é uma das linhas de um projeto mais amplo intitulado ?Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional?, apoiado pelo CNPq-Brasil (chamada nº 22/2016; Processo: 440172/2017-9), coordenado por Carlos Antonio Costa Ribeiro (IESP/UERJ). Este subprojeto tem por objetivos: (1) produzir indicadores educacionais por meio dos questionários contextuais do Saeb, em especial o nível …

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Exclusão intraescolar: as evidências da Prova Brasil sobre as desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas (2005 a 2013)

O principal objetivo deste trabalho é estudar o fenômeno da exclusão intraescolar nos estabelecimentos de ensino públicos brasileiros, com base na análise dos dados produzidos pela Prova Brasil no período de 2005 a 2013. A Exclusão intraescolar é um conceito empírico que caracteriza a situação do aluno que, mesmo matriculado em uma escola, não aprendeu …

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