Nivel Socioeconômico das escolas de educação básica

Uma dimensão central nos estudos educacionais é o nível socioeconômico (NSE) dos alunos. O NSE compreende o ambiente econômico e social que o aluno compartilha com pais, irmãos e outros membros do agrupamento familiar. Trata-se de um fator latente, não diretamente observado, que pode ser apreendido pela agregação dessas dimensões. Esta proposta de pesquisa visa produzir uma medida de NSE das escolas públicas de educação básica brasileiras. Os dados analisados provêm das avaliações de desempenho escolar realizadas por órgãos oficiais. Estas são acompanhadas por questionários que incluem itens para medir fatores contextuais associados aos alunos e as escolas. Como ferramenta básica de analise, será utilizada a Teoria da Resposta ao Item (TRI), uma técnica estatística adequada para a medição de construtos que só podem ser medidos por meio de indicadores. O NSE a ser estimado poderá ser utilizado como uma ferramenta para análises explicativas sobre os resultados do desempenho das escolas públicas, bem como para orientar a seleção de escolas para outros estudos educacionais. Portanto, pretende-se divulgar amplamente os valores do indicador de NSE para todas as escolas para os quais ele for calculado.