Monitoramento de Metas e Efeito das Escolas no Ensino Fundamental: as Evidências da Prova Brasil

Desde a década de 1990, o Brasil passou a dispor de um variado sistema de avaliação educacional. No ensino fundamental, o sistema mais abrangente é a Prova Brasil, que avalia o ensino fundamental oferecido por escolas públicas urbanas por meio de testes de língua portuguesa (ênfase em leitura) e matemática. A Prova Brasil, juntamente com uma medida de rendimento escolar, influi na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), um indicador de qualidade educacional para os estados, municípios e escolas. O .Ideb, embora amplamente reconhecido pelo público em geral como uma medida de qualidade da educação, tem vários problemas. O Ideb é uma síntese baseada em médias de taxas que não leva em conta que existem diferenças sociais e condições de escolarização. Para analisar esta questão mais complexa, é necessário outro tipo de análise desses dados. Objetivos principais: (1) identificar as condições escolares de implementação das avaliações externas e que impactam o Ideb das escolas brasileiras; (2) construir indicadores sócio demográficos das escolas de educação básica com os dados da Prova Brasil e do Censo Escolar como nível socioeconômico médio; proporção de alunos e de alunas; proporção de alunos brancos e negros; atraso escolar médio; indicadores sobre as escolas e seus professores; e (3) analisar a relação entre os indicadores construídos e os resultados de desempenho dos estabelecimentos de ensino medido pela proficiência dos alunos.