Exclusão intraescolar: as evidências da Prova Brasil sobre as desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas (2005 a 2013)

O principal objetivo deste trabalho é estudar o fenômeno da exclusão intraescolar nos estabelecimentos de ensino públicos brasileiros, com base na análise dos dados produzidos pela Prova Brasil no período de 2005 a 2013. A Exclusão intraescolar é um conceito empírico que caracteriza a situação do aluno que, mesmo matriculado em uma escola, não aprendeu as competências de leitura e matemática de maneira compatível com o seu nível de ensino. O não aprendizado desse aluno ao contrário de ser uma questão meramente individual reflete um problema social uma vez que à esse aluno foi negado o direito educacional que deveria ter sido garantido dentro do sistema de ensino.