Uso de indicadores educacionais para apoiar as políticas públicas educacionais e a formação de recursos humanos

O projeto de extensão tem como objetivos gerais: (1) articular as atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Educacionais (Nupede); (2) promover ações de divulgação científica para a sociedade dos trabalhos do Nupede na área de indicadores educacionais; e (3) prestar serviços (assessoria, consultoria ou cooperação técnica) na área de indicadores educacionais, desigualdades educacionais e avaliação educacional. Os objetivos específicos: (1) sistematizar e divulgar o conjunto de indicadores educacionais desenvolvidos pelo Nupede para o público externo; (2) desenvolver estudos para instituições públicas ou privadas que utilizem indicadores educacionais nacionais ou locais (estados ou municípios); (3) oferecer formação sobre indicadores educacionais por seminários regulares do Nupede e cursos livres; (4) atender às demandas de participação em seminários, debates, eventos da mídia e em outros espaços públicos e privados; e (5) captar recursos para apoiar a formação de estudantes em atividades articuladas de pesquisa e extensão, bem como a manutenção do grupo de pesquisa. O projeto se baseia na atuação dos pesquisadores do Nupede em distintas frentes. Dessa maneira, a metodologia é flexível de modo a se adaptar ao tipo de atividade a ser realizada, ou seja, se assessoria, consultoria ou cooperação técnica. Contudo, de uma maneira gestão, o projeto prevê as seguintes atividades: (1) estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas para prestação de serviços. Esses estudos poderão apoiar a gestão pública por meio de parceiros subnacionais dessas instituições; (2) criação e manutenção de um site institucional do Nupede para divulgação de pesquisas e indicadores relacionados às temáticas do grupo; (3) preparação de material de divulgação dos indicadores educacionais de forma aplicada em formatos acessíveis para públicos de diversas formações acadêmicas; (4) produção de estudos envolvendo o uso de indicadores educacionais para estudos de temas emergentes; (5) participação em eventos para divulgação dos resultados desses estudos para o público em geral; (6) realização de seminário mensal do Nupede, aberto ao público; (7) oferta de minicursos livres.

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