Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior

Este projeto é uma das linhas de um projeto mais amplo intitulado ?Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional?, apoiado pelo CNPq-Brasil (chamada nº 22/2016; Processo: 440172/2017-9), coordenado por Carlos Antonio Costa Ribeiro (IESP/UERJ). Este subprojeto tem por objetivos: (1) produzir indicadores educacionais por meio dos questionários contextuais do Saeb, em especial o nível […]

Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior Read More »

Child and adolescent wellbeing index

This project investigates the measurement of child and adolescent wellbeing following a deprivation approach. We consider three dimensions in our index: housing, health and social participation. Drawing on graded response models (GRM), this study evaluates the psychometric properties of the self-assessment and possession ratings of dataset collected through the application of individual questionnaires. Microdata is

Child and adolescent wellbeing index Read More »

Desigualdades de desempenho e rendimento escolar nas escolas públicas brasileiras: análise por meio de modelagem multinível

O principal objetivo deste projeto de PVE é desenvolver as análises estatísticas previstas na linha 1 – Desigualdades de desempenho e rendimento escolar nas escolas públicas de Ensino Fundamental, do projeto CNPq, com a colaboradora internacional. Os objetivos específicos são: (1) construir um painel longitudinal de escolas com os dados de todas as edições da

Desigualdades de desempenho e rendimento escolar nas escolas públicas brasileiras: análise por meio de modelagem multinível Read More »

Desigualdades de aprendizado e infraestrutura das escolas: análise dos municípios brasileiros

Este projeto faz parte de um programa de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (NUPEDE) da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo deste projeto é explorar a relação entre os indicadores de oferta (infraestrutura escolar), que desenvolvemos no NUPEDE, com o IDeA, o o indicador de desigualdades desenvolvido por Soares, Rodrigues

Desigualdades de aprendizado e infraestrutura das escolas: análise dos municípios brasileiros Read More »

Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as trajetórias escolares dos estudantes na educação básica e também no ensino superior. Ele se vincula a um programa de investigações mais amplo desenvolvido no Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NUPEDE), constituído por parcerias institucionais e integrado a pesquisas de mestrado e doutorado.

Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior Read More »

Inclusão e desigualdades sociais: perfil das escolas brasileiras

O principal objetivo desta proposta de pesquisa é descrever a composição social e as características das escolas de ensino fundamental a fim de discutir as oportunidades educacionais das crianças e jovens brasileiros. Por composição social entendemos o perfil do alunado que frequenta determinado estabelecimento de ensino: o sexo, a classificação racial, a condição de deficiência,

Inclusão e desigualdades sociais: perfil das escolas brasileiras Read More »