Trajetórias escolares dos estudantes brasileiros na educação básica e no ensino superior

Este projeto é uma das linhas de um projeto mais amplo intitulado ?Estratificação da educação básica brasileira: uma abordagem multidimensional?, apoiado pelo CNPq-Brasil (chamada nº 22/2016; Processo: 440172/2017-9), coordenado por Carlos Antonio Costa Ribeiro (IESP/UERJ). Este subprojeto tem por objetivos: (1) produzir indicadores educacionais por meio dos questionários contextuais do Saeb, em especial o nível socioeconômico dos alunos e das escolas e indicadores de processos escolares; (2) estimar os efeitos das escolas públicas brasileiras em termos de qualidade e equidade para o desempenho (proficiência em leitura e matemática) e para rendimento (atraso escolar); e (3) analisar o efeito das escolas públicas brasileiras para as chances dos alunos terem um desempenho adequado ou, de outro lado, de não estarem no nível abaixo do básico e descrever as tendências desses efeitos por município e escola. Ao subprojeto estão vinculadas pesquisas de mestrado.