Inclusão e desigualdades sociais: perfil das escolas brasileiras

O principal objetivo desta proposta de pesquisa é descrever a composição social e as características das escolas de ensino fundamental a fim de discutir as oportunidades educacionais das crianças e jovens brasileiros. Por composição social entendemos o perfil do alunado que frequenta determinado estabelecimento de ensino: o sexo, a classificação racial, a condição de deficiência, a origem socioeconômica e a situação de moradia entre outras. As características das escolas incluem insumos e processos, tais como a infraestrutura, a formação dos professores, a gestão escolar e fatores associados ao ensino e aprendizagem. Como perguntas de pesquisa, pretendemos saber: (1) qual o perfil das escolas que os alunos com deficiência, pretos, indígenas, quilombolas estão estudando? (2) Estão sendo garantidas oportunidades de inclusão educacional para todos? (3) Ao longo do tempo, as oportunidades educacionais estão aumentando? (4) Como se distribuem essas oportunidades no território brasileiro? A proposta de pesquisa se conecta a dois estudos anteriores desenvolvidos com apoio da UNESCO-Representação Brasil: (1) Desigualdades de aprendizado entre alunos das escolas públicas Brasileiras: evidências da Prova Brasil (2007-2013), no qual foram criados indicadores de insumos e processos escolares; e (2) Qualidade da infraestrutura das escolas públicas de ensino fundamental: indicadores com dados públicos e tendências 2013, 2015 e 2017, que estimou indicadores multidimensionais

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