Nova metodologia para o cálculo do Nível Socioeconômico das Escolas (NSE)

O artigo preprint “Uma medida do nível socioeconômico das escolas brasileiras utilizando indicadores primários e secundários”, de José Francisco Soares e Maria Teresa Gonzaga Alves, apresenta uma metodologia que produziu uma medida de NSE para mais de 185 mil escolas de educação básica. Utilizamos dois tipos de indicadores para estimar o NSE: indicadores primários, calculados a partir dos questionários respondidos por estudantes em avaliações educacionais; e secundários, que caracterizam o contexto social das escolas, dentre eles: o percentual de estudantes que recebem benefício do Programa Bolsa Família por escola; e uma medida secundária (proxy) do NSE das escolas que não participam das avaliações educacionais inferida pela análise das trajetórias escolares no Painel Longitudinal do Censo Escolar. As informações foram agregadas em uma escola de NSE por meio de um modelo da Teoria da Resposta ao Item. A metodologia deu visibilidade para o NSE de escolas pequenas e localizadas em áreas remotas, que, até aqui, estavam invisíveis para as políticas públicas para a equidade, uma vez que elas não são elegíveis para as avaliações educacionais. Encontramos uma alta correlação entre o NSE produzido neste artigo e o Inse oficial do Inep. As informações se equivalem, mas a maior cobertura de escolas deste artigo possibilita análises mais robustas das desigualdades educacionais entre escolas e no território brasileiro.

Os dados do NSE das escolas estão disponíveis AQUI