Fatores Associados ao Desempenho Escolar e Expectativas Escolares dos Alunos do Ensino Médio

O projeto de pesquisa tem como objetivos: identificar os fatores associados do desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio no Brasil; identificar quais escolas de Ensino Médio se destacam em termos de qualidade e equidade e quais as características dessas escolas que estão associadas aos melhores desempenhos e; analisar quais são os fatores que influenciam as expectativas escolares dos alunos do 9° do Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio, levando em conta suas características pessoais, familiares e seu desempenho acadêmico. As fontes de dados serão o SAEB-2005, a Prova Brasil 2009, o ENEM-2010 e o Censo Escolar 2010. A modelagem hierárquica é a mais indicada segundo os objetivos propostos e a natureza dos dados. Para os dois primeiros objetivos a variável resposta será o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática no SAEB ou a nota no ENEM (modelo linear hierárquico) e para o terceiro objetivo a variável resposta será a expectativa do aluno ao terminar o nível de ensino que está cursando (modelo não-linear hierárquico, especificamente multinomial). Espera-se com o projeto contribuir para o fortalecimento da pesquisa no campo da avaliação educacional.