Efeito das escolas públicas de Ensino Fundamental sobre a trajetória escolar

Tradicionalmente a pesquisa nessa área tem definido o efeito-escola em termos dos ganhos médios de desempenho que uma escola é capaz de agregar aos seus alunos. Entretanto, o que propomos na pesquisa é calcular os efeitos das escolas em termos da trajetória regular dos alunos. As trajetórias também constituem um indicador importante para a avaliação das políticas públicas eé uma dimensão importante para a garantia do direito à educação. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivos (1) calcular os efeitos das escolas públicas de ensino fundamental, relacionados à trajetória (atraso escolar e reprovação), com base nos dados da Prova Brasil de 2007 a 2015 e (2) associar esses efeitos a um conjunto de indicadores contextuais das escolas que serão produzidos no âmbito da pesquisa com base nos dados do SAEB de 2007 a 2015. Serão produzidos indicadores contextuais dos alunos (NSE, hábitos culturais e envolvimento dos pais) e indicadores escolares relacionados à liderança escolar, clima escolar, características dos professores e ensino e infraestrutura das escolas. Eles serão estimados por meio do emprego de um modelo da teoria da resposta ao item ? TRI apropriado para itens com respostas graduadas. Os efeitos das escolas em termos de atraso escolar e reprovação serão estimados por meio de modelos hierárquicos logísticos, controlados por variáveis de características dos alunos e do contexto escolar. Por fim, os indicadores e efeitos das escolas serão associados, a fim de identificar quais são as características das escolas que tendem a aumentar as chances de seus alunos terem uma trajetória regular. Espera-se com a pesquisa contribuir para o fortalecimento da área de avaliação educacional, bem como para a formação de alunos de graduação e Pós-graduação em um campo de alto impacto social.