Efeito do professor sobre o aprendizado dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

O projeto se insere no campo de investigação sobre eficácia educacional. Particularmente, a contribuição desse estudo é a estimação das características dos professores que afetam o aprendizado dos alunos em matemática e linguagem, utilizando-se uma abordagem multinível e longitudinal. A partir dessa abordagem, é possível estimar qual é a capacidade das escolas e dos professores em agregar à aprendizagem dos seus alunos, independentemente da origem social destes. Desse modo, adota-se uma abordagem diretamente relacionada ao direito à educação, evidenciando os processos pelos quais a escola produz bons resultados. Considerando o papel central desempenhado pelo professor no processo educativo, pretende-se: i) analisar se os ganhos dos alunos são constantes ao longo do 1º ciclo do Ensino Fundamental; ii) mensurar o quanto da variação do desempenho corrente dos alunos, dado o seu desempenho prévio e seu background familiar, pode ser explicada pela variação entre os professores; iii) identificar quais as características dos professores (escolaridade, área de formação, experiência, estilo docente, etc.) estão associadas ao crescimento do desempenho dos alunos; e iv) identificar o quanto de valor agregado pela escola equivale aos níveis de proficiência. O dados a serem utilizados são da Pesquisa GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005) que constitui uma base de dados longitudinal com dados cognitivos e contextuais dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e dados dos seus professores, diretores e das suas escolas. Espera-se com esta investigação contribuir para a discussão sobre o direito à educação e fortalecer a pesquisa na área de avaliação de sistemas de ensino e escolas, com grande relevãncia e impacto social.