Escala do índice de exposição da criança à privação material em Portugal: validação e interpretação

Neste artigo pretende-se contribuir para a validação e interpretação da escala do índice de exposição da criança à privação material no domicílio com base na amostra portuguesa do EU-Statistics on Income and Living Conditions (EU-Silc) de 2017. O índice foi desenvolvido a partir de itens do questionário dos domicílios por meio da aplicação de um modelo da teoria da resposta ao item. Para a sua validação, realizou-se análise descritiva da escala segundo variáveis sociais do EU-Silc. A interpretação se deu pela descrição das categorias dos itens segundo perfis de domicílios agrupados em clusters. Os resultados mostram que 14,3% dos agregados familiares com crianças podem ser classificados como em situação de privação extrema e 25,6% num nível intermédio de privação. Tendo em conta que o EU-Silc é aplicado em todos os países da União Europeia, a metodologia pode ser extensível a esses países, permitindo o monitoramento anual da pobreza infantil.

Projeto Educação e Sociedade no Brasil

Projeto Educação Sociedade no Brasil O projeto Educação e sociedade no Brasil têm se dedicado aos estudos sociológicos na área da educação. Participam do projeto professores vinculados a diversas universidades públicas brasileiras, tais como o Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); o Instituto de Filosofia e …

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Uso de indicadores educacionais para apoiar as políticas públicas educacionais e a formação de recursos humanos
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O Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares (Nupede) é um grupo dedicado à produção de indicadores educacionais com a finalidade de apoiar estudos sobre os padrões das desigualdades escolares no Brasil e em avaliação educacional. Os pesquisadores vinculados ao grupo consideram que o conhecimento técnico-científico é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes …

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