Projeto Educação e Sociedade no Brasil

Projeto Educação Sociedade no Brasil

O projeto Educação e sociedade no Brasil têm se dedicado aos estudos sociológicos na área da educação. Participam do projeto professores vinculados a diversas universidades públicas brasileiras, tais como o Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ); o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ); a Universidade Federal Fluminense (UFF); a Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF); a Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No vídeo “O ensino fundamental no Brasil”, as professoras Maria Teresa G. Alves (FaE/UFMG) e Flavia Xavier (FaE/UFMG) buscam compreender os fatores que influenciam as desigualdades de aprendizado entre os alunos dos níveis básico e médio. As pesquisadoras questionam se mais oportunidades nas escolas podem compensar as desigualdades de origem.