Projeto em andamento: NuPeDe investiga Clima, Convivência, Violência escolar e Equidade no Brasil

O NUPEDE iniciou uma pesquisa sobre o clima e convivência escolar nas unidades de educação básica, da rede pública brasileira!

Em parceria com o Centro Lemann, o objetivo desta pesquisa é identificar as ações adotadas pelas redes de ensino para o aprimoramento do clima escolar, convivência, prevenção de violências (como agressões e ‘bullying’ entre e contra estudantes, agressões contra professores e equipe escolar, crimes contra o patrimônio da escola, xenofobia etc.) e equidade. O clima escolar, ou a convivência escolar, são medidas que influenciam no aprendizado dos estudantes. Ambientes mais acolhedores, com menos violência e que contam com uma convivência respeitosa entre os indivíduos favorecem a aquisição de conhecimentos por parte dos discentes. Considerando isso, este tema recebe contornos relevantes, tendo em vista os constantes desafios de convivência no contexto pós pandemia. E, desenhar políticas para responder a essa demanda é um desafio para todos os gestores!

O atual trabalho do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares da Universidade Federal de Minas Gerais (NUPEDE/UFMG) é intitulado “Gestão das redes de ensino e clima escolar: mapeamento das ações e uma proposta de matriz avaliativa sensível à equidade”. Com esse estudo, buscamos identificar as estratégias de intervenção adotadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação das cinco regiões do Brasil, com o intuito de aprimorar o clima escolar ancorado em recortes sociais de desigualdade. Para tal finalidade, nossa principal estratégia será realizar uma coleta de dados por meio de um survey que será construído com o apoio do Instituto de Pesquisa OPUS que é especializado em coleta, tratamento e análise de dados primários e secundários.

Para o alcance do objetivo, o projeto se divide em 5 etapas e, atualmente, estamos desenvolvendo a etapa 3, que trata-se da aplicação de um questionário a 395 secretarias municipais e 27 secretarias estaduais de ensino. Estas redes foram selecionadas de maneira aleatória, garantindo a representatividade por regiões do Brasil. Para a aplicação destes questionários, contamos com o apoio do Instituto de Pesquisa OPUS que é especializado em coleta, tratamento e análise de dados.

Se sua rede foi selecionada, não deixe de participar! Vamos juntos contribuir para o aprimoramento das políticas públicas em prol de uma educação com cada vez mais qualidade e equidade!